A Sala de Imprensa é um canal de comunicação entre o IBGE e os jornalistas. Aqui é possível acompanhar nossas divulgações, encontrar os contatos da assessoria de imprensa e ter acesso a recursos multimídia.

A Comunicação Integrada tem seis valores fundamentais, que estão alinhados à missão institucional do IBGE de “retratar o Brasil com informações necessárias ao conhecimento da sua realidade e ao exercício da cidadania” e, também, aos Princípios Fundamentais das Estatísticas Oficiais da Comissão de Estatística das Nações Unidas2. São eles:

  • Ética - é a dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais que regem a ação humana na organização, de acordo com os preceitos constitucionais e o Código de Ética do Serviço Público. A conduta ética é pautada pela legalidade, justiça, conveniência, oportunidade e, principalmente, honestidade;
  • Transparência - é o pleno acesso à informação, dando publicidade aos fatos e dados produzidos pela Instituição, obedecendo às regras de sigilo;
  • Imparcialidade - é o direito de todos (governo e sociedade) à informação pública de qualidade e de utilidade, com garantia de igualdade de acesso e sem nenhuma interferência no retrato produzido; • Excelência - é a busca permanente do aprimoramento da divulga- ção das informações, garantindo a comunicação objetiva e clara;
  • Excelência - é a busca permanente do aprimoramento da divulga- ção das informações, garantindo a comunicação objetiva e clara;
  • Agilidade - é a presteza no atendimento às demandas dos diversos públicos, considerando o processo acelerado de mudanças no País e o avanço das tecnologias de comunicação; e
  • Relevância da informação - é a garantia da disponibilização de informações e produtos que atendam às demandas dos diferentes usuários, assegurando qualidade, oportunidade e formas de disseminação adequadas.
  • 2. http://unstats.un.org/unsd/methods/statorg/default.htm (1994)

© 2017 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística