A Sala de Imprensa é um canal de comunicação entre o IBGE e os jornalistas. Aqui é possível acompanhar nossas divulgações, encontrar os contatos da assessoria de imprensa e ter acesso a recursos multimídia.

2.1 Objetivo geral: Criar e aperfeiçoar os fluxos de comunicação com os públicos de interesse (interno e externo), de modo a viabilizar o cumprimento da missão do IBGE, contribuindo decisivamente para a manutenção da imagem pública de qualidade, transparência e credibilidade do Instituto, além de estimular o senso de pertencimento dos seus servidores

2.2 Objetivos específicos

2.2.1 Âmbitos interno e externo

  • Contribuir para ampliar ou reforçar, junto aos diversos públicos de interesse do IBGE, o conceito de competência institucional definido pela qualidade de seu corpo técnico e pelo reconhecimento da capa cidade profissional;
  • Dar visibilidade à missão institucional e aos produtos e serviços do IBGE, que subsidiam a tomada de decisões nas esferas pública e privada;
  • Assegurar a todos o atendimento das demandas por informações do IBGE;
  • Aprimorar o fl uxo de comunicação entre os diversos níveis hierárquicos nas diferentes unidades organizacionais, promovendo um trabalho integrado e ágil de disseminação interna e externa; e
  • Adequar as mensagens, linguagens e canais aos diferentes públicos.

  • 2.2.2 Âmbito interno

  • Criar e consolidar fluxos de comunicação que promovam a interação de todos os níveis gerenciais e servidores, assegurando acesso igualitário às informações institucionais e estimulando a participação de todos, fatores que potencializam as realizações pessoal e profissional;
  • Dar visibilidade às informações governamentais e institucionais que afetem a vida dos profissionais do IBGE;
  • Sensibilizar o público interno para a responsabilidade pela manutenção da imagem do IBGE, que também se forma a partir das posturas e comportamentos individuais. O público interno tem o compromisso de contribuir para a boa imagem da instituição perante a sociedade; e
  • Conscientizar o público interno de que a comunicação é fundamental para o bom desempenho profissional.

2.2.3 Âmbito externo

  • Valorizar as estratégias de comunicação regionalizada para a mídia;
  • Fortalecer a interação do IBGE com os diversos segmentos da sociedade, por meio de um esforço conjunto de comunicação; e
  • Incorporar inovações tecnológicas.

© 2017 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística