A Sala de Imprensa é um canal de comunicação entre o IBGE e os jornalistas. Aqui é possível acompanhar nossas divulgações, encontrar os contatos da assessoria de imprensa e ter acesso a recursos multimídia.

As informações de natureza estatística, demográfica, socioeconômica, geodésica, cartográfica, dos recursos naturais e geográficas produzidas pelo IBGE proporcionam um conhecimento sobre a realidade territorial, econômica, social e ambiental do país. São informações essenciais ao planejamento e ao atendimento de demandas geradas pela administração pública e pela sociedade.

Neste sentido, a Coordenação de Comunicação Social do IBGE elaborou, em conjunto com a Diretoria de Geociências (DGC), este Guia, para ajudar você a conhecer melhor as atividades dessa área de atuação do Instituto. Na busca por informações sobre a realidade, os fenômenos, as alterações e o diagnóstico do território nacional, a DGC disponibiliza dados e produtos que:

  • Proporcionam uma infraestrutura fundamental para o georreferenciamento de propriedades rurais e urbanas, implantação e controle de obras civis, demarcações de áreas e qualquer outra atividade que necessite de coordenadas sobre o território brasileiro;
  • Proporcionam serviços que auxiliam a navegação aérea, marítima e terrestre;
  • Retratam a fisiografia do território brasileiro representando cartograficamente os elementos geográficos que compõem esse território;
  • Representam cartograficamente o quadro da Divisão Político-Administrativa vigente no Brasil (unidades da Federação, municípios, distritos e subdistritos), bem como as estruturas territoriais institucionalizadas (setores censitários);
  • Caracterizam o meio ambiente do Brasil, através de inventários dos recursos naturais, de suas potencialidades e de indicadores e estatísticas ambientais;
  • Analisam os aspectos da sociedade brasileira retratados nas pesquisas estatísticas num contexto geográfico, isto é, considerando sua distribuição espacial e os seus relacionamentos com o território.

Essas múltiplas abordagens encontram respaldo no largo espectro de especializações profissionais que constituem seus recursos humanos, distribuídos na estrutura organizacional da DGC, atuando de forma integrada, através de cinco coordenações: Geodésia, Cartografia, Estruturas Territoriais, Recursos Naturais e Meio Ambiente e Geografia.

Nossa expectativa é que os efeitos práticos desta iniciativa possam contribuir com a missão do IBGE de retratar o Brasil com informações necessárias ao conhecimento de sua realidade e ao exercício da cidadania.

Coordenação de Comunicação Social do IBGE


© 2017 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística